Ele foi considerado um dos mais talentosos atores de sua geração, inteligente, competente, este jovem ator que se formou em jornalismo, descobriu na atuação sua grande paixão.
Foi então que o jornalista procurou a ‘Casa de Artes de Laranjeiras’ (CAL), onde se formou ator e seu talento abriu as portas para os palcos.
Naquela ocasião ele afirmou que descobriu que havia nascido para atuar, para a carreira artística e que nunca tinha se arrependido de abandonar o jornalismo.
Logo após se formar como ator, Luiz Leal Maçãs Fernandes, engatou oito peças e logo foi contratado pela Rede Globo de Televisão, onde atuou em algumas novelas, como por exemplo, ‘Fera Radical’, ‘O Salvador da Pátria’, e das minisséries ‘Desejo’ e ‘Riacho Doce’.
Algum tempo depois, Luiz Leal, atuou na novela ‘A História de Ana Raio e Zé Trovão’ que foi produzida pela extinta TV Manchete.
O ator voltou para a TV Globo no ano de 1993, e atuou na trama ‘O Mapa da Mina’. No cinema e no teatro Luiz Leal teve uma atuação memorável.
Contudo, o ator sempre lutou contra a obesidade, o ator resolveu se internar em um spa, onde permaneceu recluso por cerca de quatro meses e naquela ocasião ele perdeu cerca de 35 kg.
Luiz Maçã iniciou as gravações do filme ‘Tiradentes’, no ano de 1996, onde teria um papel de destaque. Entretanto, a produção teve alguns problemas e várias paralisações, e infelizmente Luiz Maçãs não chegou ao fim das gravações.
O ator tirou a sua própria vida aos 33 anos, no mês de julho de 1996. A família não deu maiores informações sobre a morte de Luiz Maçãs. Familiares informaram apenas que o ator estava passando por um quadro de depressão profunda.