Jovem quase morre após tomar pílula do dia seguinte: paradas cardíacas e tromboembolismo; todo cuidado é pouco

Ela precisou ficar em coma.

Uma jovem de 25 anos viralizou nas redes sociais ao contar todo o terror que passou por ter ingerido a pílula do dia seguinte e as pílulas anticoncepcionais. Laís Amaral resolveu compartilhar sua história na internet.

A jovem foi diagnosticada com uma trombose pulmonar que estava relacionada com o medicamento.

Laís, residente de Goiás, teve o diagnóstico em meados de 2016. Ela teve 2 paradas cardiorrespiratórias e chegou a passar doze dias em coma. Antes de ser internada, ela já estava tendo alguns sintomas como enjoos. E certo dia, desmaiou no banheiro de casa.

Assim que chegou no hospital, ela foi intubada.

“Descobriram que eu estava com uma mancha no cérebro por causa da minha queda, e eu fiquei mais ou menos 12 dias em coma”, relatou.

“Eu tive pancreatite, acabei pegando uma bactéria, tive pneumonia, fiz 7 sessões de hemodiálise e tive falência múltipla dos órgãos. Fiquei 30 dias na UTI [Unidade de Terapia Intensiva] e 9 na enfermaria”, contou ela sobre o seu diagnóstico.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Laís Amaral (@laisamaralss)

E quando os médicos começaram a investigação para saber a causa de tantos problemas, apontaram a pílula do dia seguinte e o uso frequente de anticoncepcionais por Laís.

No ano anterior a sua internação, ela havia tomado duas pílulas do dia seguinte e voltando a utilizar o anticoncepcional.

Abaixo você pode conferir o vídeo com o seu relato:

@laisamaralss

Trombose no pulmão aos 19 anos, 39 dias internada, 30 só na UTI #trombosepulmonar #trombose #fy

♬ What a time by Niall Horan and Julia Michaels – ana.tpwk

Uma médica alertou, diante do caso de Laís, que o ideal é que a pílula do dia seguinte jamais seja utilizada.

Escrito por

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.