Que gafe! Alguém na direção do Jornal da Manhã, da Jovem Pan, deve ter levado um puxão de orelha. Acontece que o matinal acabou cometendo uma gafe grave, associando imagens de video game ao ataque russo contra a Ucrânia.
O vídeo é um gameplay extraído do jogo Arma 3, que é um simulador de guerra superrealista. As imagens são realmente muito convincentes, mas não são reais. Para piorar, o vídeo ainda trazia uma marca d’água do aplicativo Kwai, que bate de frente com o Tik Tok.
E a #jovempan usando um vídeo do Arma 3 😂… credibilidade que chama? @FabioClickTime pic.twitter.com/EjLNuyos7C
— Adriano 🙏👨👩👦💒💾 (@HeitorDesign) February 24, 2022
O vídeo original pode ser visto no youtube:
As imagens foram colocadas no ar para ilustrar o início da cobertura sobre a guerra. Em um lado da tela, Luís Artur Nogueira comentava sobre a situação entre Ucrânia e Rússia, enquanto a outra metade da tela mostrava imagens de guerra.
O erro só foi percebido depois, quando internautas começaram a repercutir as imagens. O vídeo mostra a ação de caças aéreos, com trocas de tiros. Nada disso, no entanto, aconteceu na Rússia.
Arma 3 é um simulador militar que traz um enredo que se passa em 2030, com um confronto brutal entre a OTAN e Irã, apoiado por países aliados da Ásia e Oriente Médio. O jogo é distribuído pela Bohemia Interactive Studio. O erro acabou virando piada nas redes sociais, especialmente entre a comunidade gamer.
Nas redes sociais, existem vídeos reais de diversos pontos ucranianos atingidos por bombardeio russo.