Jovem é apedrejada por marido em ‘crime de honra’ no Paquistão e o pai chora sobre o túmulo dela

Advogado paquistanês de direitos humanos publicou um vídeo nas redes sociais onde mostra o pai da moça chorando sobre o túmulo dela.

Um homem paquistanês foi preso por matar a esposa a pedradas em um “crime de honra”. A jovem, de 24 anos, chamada Waziran foi apedrejada, mutilada e deixada à beira do caminho próximo de um vilarejo.

O pai da moça relatou para polícia que ela tinha sofrido um acidente, depois ele voltou atrás na história e apresentou uma nova versão, colocando o genro nessa história. O homem disse que o genro com ajuda do irmão mataram a sua filha em um “crime de honra”.

O jornal virtual Arab News relatou que, antes de acontecer o crime, o casal havia discutido sobre a prática do “Watta Satta”, que corresponde a uma tradição antiga em que as famílias tribais envolviam a troca de cônjuge entre parentes. Assim, dois irmãos, um homem e mulher, da mesma casa se casavam com dois irmãos, um homem e mulher também, pertencentes à mesma região e a mesma tribo.

Um advogado do Paquistão de direitos humanos publicou um vídeo nas redes sociais, onde mostra o pai da moça chorando sobre o túmulo dela. Segundo alguns jornais da região, devido às tradições e uma cultura que vai contra os direitos humanos presente principalmente em áreas rurais, tribais e feudais, o Paquistão tem se tornado um lugar de matança de mulheres.

Nesse contexto, se uma mulher simplesmente decide se separar, o marido pode tentar matá-la. Houve um caso em que uma jovem tentou se separar do esposo logo depois do casamento e o ex-marido a procurou quase um ano depois, quando a encontrou matou a mesma.

Segundo alguns especialistas advogados do Paquistão, as leis precisam ser mudadas rapidamente, costumes violentos precisam ser mudados, princípios que ferem a constituição, ferem os direitos humanos precisam ser revisados. Em razão disso, as mulheres, muitas vezes, não têm o mesmo direito que os homens, não são livres, vivem como escravas e precisam fazer tudo que os seus maridos mandam.

Escrito por

Cláudia LM

Colunista de notícias dedicada a escrever artigos de qualidade sobre saúde, TV, notícias de grande repercussão, notícias gospel e demais assuntos.