Layla Monteiro tinha apenas 19 anos de idade e faleceu nesta última quarta, dia 11 de maio, na cidade mineira de Inconfidentes. A jovem foi diagnosticada com pneumonia, sofreu duas paradas cardíacas e faleceu.
Entretanto, esses problemas não surgiram do nada. Os problemas com sua saúde começaram a surgir no último mês de setembro quando Layla sofreu uma trombose venosa cerebral.
Em matéria divulgada pelo portal Estado de Minas, a mãe de Layla revela que a suspeita dos médicos é de que a trombose tenha sido causada devido o uso de um certo tipo de anticoncepcional.
De acordo com a mãe, Layla fazia uso do medicamento há cerca de quatro anos e costumava fazer as consultas médicas no posto de saúde da cidade de Inconfidentes.
A jovem chegou a ficar quatro meses internada na UTI do Hospital das Clínicas de Pouso Alegre quando sobre a trombose venosa cerebral.
Após este período ela voltou para casa e estava sendo cuidada pela própria família. Pouco a pouco a jovem vinha evoluindo em seu quadro clínico quando há um mês passou por um procedimento para a retirada da traqueostomia.
Apesar da boa evolução, na sexta, dia 6 de maio, Layla foi diagnosticada com pneumonia. Cinco dias depois deste diagnóstico ela sofreu duas paradas cardíacas e veio a óbito.
Sobre os riscos do anticoncepcional, a imunologista Alessandra Jacob afirmou que de fato existe a possibilidade do medicamento desencadear uma trombose em mulheres que tenham uma pré-disposição a formar trombo.