Jair Bolsonaro toma decisão e diz se irá passar faixa presidencial para Lula

Jair Bolsonaro tomou a sua decisão em relação a posse.

O atual presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, afirmou para os seus aliados que não irá entregar a faixa no dia da posse de Luiz Inácio Lula da Silva, que ocorrerá no próximo dia 1 de janeiro. O político ainda disse que tem certeza de sua decisão.

Nesta situação, o vice-presidente Hamilton Mourão está com a função de cumprir o ritual e passar a faixa para Lula. Apesar disso, ele também já rejeitou essa possibilidade.

O novo chefe do Executivo deve ser recebido na porta principal do Palácio do Planalto. E mesmo com a falta de solenidade, a posse de Lula não será impedida.

A transmissão do adereço não passa de um ato de solenidade, ou seja, mesmo que o atual presidente não passe a faixa, isso não irá impedir que aquele que foi eleito tome o seu lugar.

Assim que o novo presidente realiza o juramento à Constituição no Congresso Nacional, ele passa a ocupar formalmente o cargo.

O evento que irá consagrar a vitória de Lula e de seu vice, Geraldo Alckmin, está marcado para acontecer no dia 12 de dezembro.

A próxima primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como ‘Janja’, está planejando uma cerimônia simbólica para o próximo dia 1 de janeiro. Essa cerimônia não contará com a presença de Bolsonaro e a ideia é que pessoas sem cargo entreguem a faixa para o próximo presidente, Lula.

Escrito por

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.