Basta acessar as redes sociais e pesquisar por ‘Jair Bolsonaro’ para descobrir que o presidente brasileiro divide a população. Defendido por uns, atacado por outros, ele vai governando o Brasil e tentando conseguir apoio de um número cada vez maior de eleitores.
Mas o que chama a atenção é que segundo uma pesquisa do Datafolha, a popularidade do presidente vem aumentando no Nordeste, assim como em outras regiões do país. Quase 40% dos entrevistados consideram o governo de Bolsonaro como ‘ótimo’ ou ‘bom’, sendo que na pesquisa anterior esse número era de 32%.
A Folha entrevistou várias famílias de baixa renda em Salvador, Aracaju, Camaçari, entre outras cidades no Nordeste e encontrou um cenário conflitante, pois por lá também há os que apoiam e os que criticam Bolsonaro. Tem ainda aqueles eleitores que não votaram nele, mas que agora o aprovam após o pagamento do Auxílio Emergencial no valor de R$ 600.
Os que não aprovam, criticam a atitude do presidente em relação à forma como ele tem lidado com a pandemia e ainda criticam os filhos de Bolsonaro, apontados como ‘corruptos’.
Para uns, Jair Bolsonaro é o novo ‘pai dos pobres’, para outros é apenas ‘pai de corrupto’. Enquanto isso o presidente segue firme no objetivo de agradar os nordestinos.
Só nos últimos meses ele foi ao Piauí, Ceará, Sergipe e Bahia. Em breve estará viajando ao Rio Grande do Norte e em todos os lugares por onde já passou no Nordeste, foi recebido com grande entusiasmo pelos apoiadores.