O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), durante a sua tradicional live realizada por meio das redes sociais nesta quinta-feira (10), comentou a respeito das notícias que circularam pela imprensa durante todo o dia indicando o aumento no preço dos combustíveis no país. De acordo com ele, o grande culpado é o conflito bélico que continua se arrastando pela região do Leste Europeu, trazendo consequências para todo o planeta.
Na sequência, o presidente afirmou que o combustível do Brasil é um dos mais baratos do planeta, além de garantir que a sua equipe econômica está trabalhando no sentido de encontrar uma alternativa para que as altas possam ser amenizadas. Segundo ele, uma alternativa seria o julgamento que deveria ser feito pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no tocante à Emenda Constitucional de 2001, o que diminuiria os problemas relacionados ao assunto.
Ao contrário do que afirmou o presidente da República, o Brasil ocupa a 81ª posição no ranking mundial de preços de combustíveis, conforme dados emitidos pela Global Petrol Prices. O serviço monitora a cada semana os valores comercializados em 168 países, com base nos indicadores oficiais, levando em consideração tanto o preço dos combustíveis, quanto da energia elétrica.
Após a crise vivida entre Rússia e Ucrânia, que já chegou ao 15º dia, o preço do petróleo ficou desestabilizado no cenário internacional. Com efeito, a Petrobras anunciou a necessidade de reajuste dos preços da gasolina, óleo diesel e gás de cozinha.