Neste domingo (09) do Dia dos Pais, Jair Bolsonaro fez uma série de postagens em seu perfil no Twitter comentando sobre as mortes causadas pela pandemia do coronavírus, além de aproveitar para atacar as redes de TV, mais uma vez.
O presidente disse que no Reino Unido cerca de 16 mil pessoas morreram de formas variadas, como o fato de não terem acesso ao Sistema de Saúde, enquanto outras 25 mil mortes foram em decorrência da Covid-19.
No link abaixo é possível ver esta sequência de postagens feitas hoje por Bolsonaro, nas quais ele cita o jornal Daily Mail. O comentário do presidente brasileiro gerou grande polêmica, mas não para por aí.
– No Reino Unido, o Departamento de Saúde estima que 16 mil pessoas morreram das mais diversas formas, por não terem acesso ao Sistema de Saúde, devido à pandemia, enquanto 25 mil morreram de Covid-19. pic.twitter.com/MknDb9c8NY
— Jair M. Bolsonaro 2️⃣2️⃣ (@jairbolsonaro) August 9, 2020
Na postagem seguinte, Jair Bolsonaro concluiu que o lockdown teria matado 2 pessoas para cada 3 vítimas fatais de Covid-19 no Reino Unido e disse que, apesar de não ter dados oficiais no Brasil, os números não devem ser muito diferentes.
Em seguida, ele lamentou cada morte, independente da causa e citou como exemplo a morte dos “3 bravos policiais militares executados em São Paulo”.
Depois, o presidente afirmou que não faltaram recursos, muito menos equipamentos ou medicamentos nos municípios de todo o Brasil para que os infectados pudessem ser atendidos, tanto é que não se tem notícias, ou as que têm são “raras”, de hospitais com filas por falta de leitos nas UTIs ou por não ter respiradores.
“Muitos gestores e profissionais de saúde fizeram de tudo pelas vidas do próximo, diferentemente daquela grande rede de TV que só espalhou o pânico na população e a discórdia entre os Poderes“, disparou Bolsonaro.
– No mais, essa mesma rede de TV desdenhou, debochou e desestimulou o uso da Hidroxicloroquina que, mesmo não tendo ainda comprovação científica, salvou a minha vida e, como relatos, a de milhares de brasileiros.
— Jair M. Bolsonaro 2️⃣2️⃣ (@jairbolsonaro) August 9, 2020
O presidente continuou atacando as emissoras de TV, dizendo que as mesmas desestimularam a hidroxicloroquina. Também acrescentou dizendo que a “desinformação mata mais até que o próprio vírus”. Por fim, criticou a “grande emissora”, supõe-se que a Globo, alegando que ela comemorou os 100 mil mortos por Covid-19 como se fosse final de Copa do Mundo.