Já ouviu falar em Piromania? Transtorno pode se tornar letal quando não tratado

Transtorno pode se tornar problema de segurança pública.

Você sabe o que é piromania? Em muitos filmes de hollywood esse problema é tratado, mas muita gente ainda não faz ideia do que seja. A piromania nada mais é do que um transtorno mental que leva o indivíduo a sentir prazer ateando fogo em alvos.

Trata-se de um problema muito sério e cujo o real funcionamento, muitas vezes, é um mistério para as autoridades. Para chegar a fundo da mente de um piromaníaco são precisas avaliações psiquiátricas, psicológicas e, em muitos casos, neurológicas.

Em alguns casos, a pessoa encontra prazer em armar o incêndio; em outros casos, as pessoas encontram prazer em assistir o fogo queimar tudo; já em outros casos, as pessoas podem ter prazer em assistir o caos.

De forma geral, trata-se de um transtorno que precisa de avalição médica. Em muitos casos, são descobertos apenas após as práticas criminosas, mas não é regra. O olhar atencioso dos pais, professores e responsáveis já pode identificar sinais.

Trata-se de um transtorno que se desenvolve muitas vezes em crianças e adolescentes que enfrentam outros transtornos mentais e que procuram chamar a atenção. No entanto, pode perdurar e se transformar em um problema de segurança pública.

O tratamento para o transtorno segue alguns protocolos, mas pode variar de caso a caso. O ideal é que o profissional seja capaz de identificar a fonte do problema. Na maioria dos casos, o tratamento é um conjunto de terapias e, em alguns casos, medicamentoso.

Escrito por

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.