A cantora Joelma, de 48 anos, está internada desde a última segunda-feira (6), no Hospital São Luiz Itaim, localizado na cidade de São Paulo. A artista que afirmou em entrevista que foi diagnosticada por quatro vezes com Covid-19, a última vez foi no mês de abril.
Desde então Joelma vem enfrentando sequelas causadas pela Covid-19, nos últimos dias a cantora apareceu com a aparência muito diferente, como o rosto muito inchado e completamente deformado.
Durante um de seus shows Joelma chegou a dizer que mesmo com as sequelas causadas pela Covid-19, continuaria realizando os shows da sua turnê.
Contudo, após aparecer com o rosto bastante inchado, a cantora resolveu fazer uma bateria de exames e foi diagnosticada com esofagite, gastrite e um edema.
De acordo com as informações da equipe médica que atende Joelma, a esofagite, gastrite e o edema podem ter sido causadas pelas infecções constantes da infecção da Covid-19.
Qual a relação entre o novo diagnóstico de Joelma com a Covid-19?
Edema – Inchaço: A maior hipótese é que Joelma tenha desenvolvido a síndrome de cushing, tal condição está diretamente ligada à Covid-19 por causa do uso de corticoides.
Além disso, o edema pode estar relacionado com o mal funcionamento dos rins o que provoca a retenção de líquidos.
A gastrite é causada por uma inflamação no estômago, e a esofagite é provocada por causa da irritação da mucosa do esôfago, estes quadros podem ser sequelas da Covid-19?
As sequelas mais conhecidas da Covid-19 até este momento são:
- Fadiga;
- Falta de ar;
- Tosse;
- Arritmia;
- Pericardite;
- Prejuízos cognitivos, entre outros.
Contudo, segundo especialistas em infectologia, a gastrite e a esofagite não são doenças esperadas durante o quadro de Covid-19 ou pós-Covid-19.
Neste caso a gastrite e a esofagite podem ter sido causadas por causa do estresse, ansiedade, entre outros.