Morreu na manhã deste sábado (20) uma das maiores atrizes e comediantes do Brasil, a atriz Claudia Jimenez, que estava com 63 anos.
A confirmação da morte de Claudia Jimenez gerou uma grande comoção entre seus familiares, amigos e fãs. A atriz que brilhou na TV interpretando papéis memoráveis em diversas novelas, séries e programas humorísticos.
Claudia Jimenez estava internada no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, segundo o comunicado emitido pela unidade de saúde, a causa da morte da atriz foi por insuficiência cardíaca.
Vale ressaltar que a atriz foi diagnosticada com câncer do mediastino em 1996, e passou por três cirurgias no coração.
O que é a insuficiência cardíaca?
A insuficiência cardíaca se caracteriza pela incapacidade do coração de bombear o sangue para todo o organismo. Esta condição acomete 2% da população mundial, ou seja, cerca de 26 milhões de pessoas.
Vale ressaltar que a insuficiência cardíaca pode acometer pessoas em todas as faixas etárias, entretanto, é mais comum em pessoas mais velhas.
Esta condição não tem cura, mas é passível de ser controlada a base de medicamentos, alteração dos hábitos alimentares e consultas ao seu cardiologista de confiança.
Pacientes que sofrem de hipertensão estão mais propensos a desenvolver insuficiência cardíaca, isso porque a pressão alta faz com o coração trabalhe de maneira forçada. Outras causas podem ser destacadas, como por exemplo: doenças que acometem as válvulas cardíacas, doenças congênitas, genéticas, auto-imunes, inflamatórias e infecciosas, como a doença de chagas.
Principais sintomas
- Dificuldade para dormir;
- Sensação constante de falta de ar;
- Dor no peito;
- Crises de tosse noturna;
- Inchaço nas pernas e pés;
- Inchaço do abdômen;
- Palidez;
- Palpitações;
- Calafrios.