Há alguns dias, foi divulgada a informação de que o governo não tem orçamento para pagar algumas contas obrigatórias, inclusive aposentadoria de milhões de brasileiros. O dinheiro existe, mas está fora do orçamento previsto pelo Governo Federal.
Como consequência, vinha sendo avaliada a alternativa de romper o teto de gastos e o atual governo teria inclusive tentado incluir essa verba na PEC da Transição. Como a situação será resolvida, ainda é incerto.
A certeza, por outro lado, é que a falta de verba realmente ameaça o pagamento de aposentadorias. Segundo informações da CNN, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu hoje (05) um alerta ao governo informando a parada das atividades.
De acordo com o documento, existe o risco de fechamento de agências, suspensão de serviços terceirizados, atrasos de pagamentos e suspensão de perícias. O documento foi assinado pelo presidente do INSS, Guilherme Gastaldello.
Já faz algum tempo que o INSS envia pedidos ao governo para liberar verbas e faz alertas sobre os bloqueios de recurso impostos pelo governo. Os bloqueios não afetam apenas ao INSS e foram anunciados pelo Ministério da Economia.
Existe um temor de que os constantes cortes de verba possam causar um colapso na máquina pública, ou seja, o comprometimento de serviços públicos – inclusive aqueles considerados essenciais.
A situação já assombra o governo, mas principalmente a população, que agora passa a viver com a sombra do risco da falta de pagamento de aposentadorias.