No mês passado, Seraya Ellison, de 19 anos, se tornou viral no TikTok (o seu nome do aplicativo é @ ser.gaya) por documentar sua reação alérgica a tintura de cabelo preto. Agora, a dermatologista certificada, Dra. Geeta Yadav, está analisando como isso pode acontecer e como pode ser evitado.
Dr. Yadav diz que Ellison provavelmente sofria de dermatite de contato, que é uma alergia a algo que toca sua pele. Nesse caso, uma substância comum em tons escuros de tinturas de cabelo chamada Parafenilenodiamina (PPD) causou a reação.
Muitas pessoas acabam pensando que por terem usado o produto diversas vezes na vida e ter dado certo, elas não têm alergia. Acontece que as alergias ocorrem justamente pela a exposição repetitiva.
O resultado? Os sintomas podem incluir inchaço e erupções cutâneas vermelhas, escamosas ou com coceira. Ellison disse aos canais de comunicação que ela também sentiu dor no couro cabeludo, queimaduras químicas e dormência no rosto.
Seu vídeo acumulou 4,1 milhões de curtidas. Na gravação, ela incluiu um clipe dela e de um amigo aguardando o processamento da tintura de cabelo, seguido por várias fotos de um lado do rosto severamente inchado e um vídeo a caminho para a sala de emergência.
A adolescente terminou o vídeo aconselhando todos a sempre fazerem o teste de mecha.
A Dra. Yadav concorda – ela diz que é difícil prevenir uma reação porque a alergia se desenvolve gradualmente, então é sempre melhor colorir uma tira de teste antes de cobrir toda a sua cabeça com um corante potencialmente prejudicial.