Infarto fulminante: Sintomas da doença que tirou a vida de Guilherme de Pádua

Cuide bem da sua saúde!

Você certamente já ouviu falar sobre o infarto fulminante, mas talvez o que não saiba como são os primeiros sintomas desta doença do coração que mata milhares de pessoas diariamente em todo o mundo.

Estima-se que no Brasil cerca de 1.100 pessoas morrem por dia por causas de doenças cardiovasculares, ou seja, 46 pessoas morrem por hora, e uma pessoa morre a cada 1,5 minuto.

De acordo com o portal ‘Cardiômetro’ até o início da madrugada desta segunda-feira (7), 342.805 pessoas perderam a vida por causa de doenças cardiovasculares no Brasil.

O infarto fulminante é aquele que aparece de repente e que na maioria das vezes pode provocar a morte súbita, que pode acontecer de 1 a 24 horas após o início dos sintomas.

Vale ressaltar que em quase metade dos casos o paciente vítima de um infarto fulminante morre antes de chegar no hospital.

Este tipo de infarto se caracteriza pela interrupção de maneira radical do fluxo sanguíneo para o coração. O infarto fulminante geralmente é provocado por alterações genéticas que alteram os vasos sanguíneos, ou através de uma arritmia grave.

O risco de sofrer um infarto fulminante é maior em pessoas jovens, tabagismo, obesidade e pressão alta.

Confira a seguir os sintomas do infarto fulminante.

Sintomas do infarto fulminante

  • Falta de ar intensa;
  • Cansaço com suor frio;
  • Sensação de indigestão;
  • Dor, sensação de peso ou queimação no peito que pode chegar a irradiar para o braço, ou mandíbula.

Embora o infarto fulminante possa acontecer sem dar o menor aviso, os sintomas podem surgir dias antes do ataque cardíaco.

Escrito por

Fabiana Batista Stos

Jornalista digital, com mais de 10 anos de experiência em criação de conteúdo dos mais diversos assuntos. Amo escrever e me dedico ao meu trabalho com muito carinho e determinação.