Neste domingo (4), após a erupção vulcão Semeru, as autoridades da Indonésia ordenaram que fossem retirados cerca de 2.000 habitantes da ilha de Java, após subir o nível de alerta.
De acordo com o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Desastres Geológicos (PVMBG) da Indonésia emitiu o seguinte alerta:
“O Monte Semeru passou do nível três para o nível quatro”, ou seja, a população está sob risco já que a intensidade da atividade do vulcão aumentou consideravelmente.
De acordo com os socorristas, cerca de 1.979 pessoas de seis comunidades tiveram que deixar suas casas as pressas e foram levadas para 11 abrigos próximos da região.
Ainda segundo as informações do PVMBG, moradores das cidades vizinhas ao vulcão fugiram antes que uma grande nuvem de cinzas tomasse conta de tudo.
Profissionais dos serviços de resgate relataram ter avistado “avalanches de fogo”, provocadas por uma enorme quantidade de lava que caíam do cume e desciam em direção a base do vulcão.
Assim que começaram as atividades do vulcão Semeru, a internet foi contada e o serviço de telefonia apresenta falhas.
Segundo as autoridades locais não há registro de vítimas e que a população foi aconselhada a ficar no mínimo a 8 km da de distância da cratera do vulcão.
Há relatos de que não houve barulho ou tremores que anunciassem a atividade vulcânica, o único sinal foi de que de repente surgiram nuvens quentes.
Há cerca de um ano, a erupção do Semeru deixou 51 mortos e 10.000 pessoas desabrigadas.