A grande ganhadora do Carnaval Carioca de 2020, a niteroiense Viradouro teve péssimas notícias na manhã de ontem. Um incêndio, que teria começado por volta das 7h da manhã, atingiu completamente o terceiro andar do galpão da escola, na Cidade do Samba. Segundo nota enviada a imprensa, ninguém se feriu. A Escola lamenta o ocorrido.
Ainda de acordo com informações fornecidas pela própria agremiação, o barracão estava sem atividades em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Segundo informações, estavam no local apenas um segurança e dois colaboradores. Notando o princípio de incêndio, eles ligaram para a emergência e tentaram apagar o fogo com extintores. Sem sucesso, abandonaram o local.
O corpo de bombeiros agiu rápido e contou com carro pipa no combate as chamas. CET-Rio e Polícia Militar também foram acionadas para o local. Por volta das 10h30, o fogo já estava completamente controlado. A Viradouro vem conduzindo uma ação solidária, de fabricação de máscaras de proteção no quarto andar do barracão, que não sofreu danos. Segundo informações da escola, o terceiro andar foi totalmente comprometido, assim como um carro e meio tripé.
Na Cidade do Samba, o Barracão da Viradouro é vizinho do Barracão da União da Ilha, que não foi atingido. Em nota, a Escola manifestou solidariedade a “vizinha” e afirmou que ajudará de toda forma necessária para contribuir com o carnaval 2021 da grande Campeã. Ainda não foi dado um balanço do quanto o incêndio pode prejudicar a produção do próximo desfile.
Sobre o carnaval 2021, a Viradouro adiantou que a pandemia vai servir de inspiração. O enredo será uma referência ao carnaval de 1919, quando a população comemorava nas ruas o fim da gripe espanhola. “Não há tristeza que possa suportar tanta alegria” é o novo enredo da escola. “O carnaval da guerra e da gripe”, livro de Ruy Castro, também vem sendo usado na inspiração.