A Folha obteve, de forma exclusiva, vídeos da guerra na Ucrânia. A publicação teve acesso aos arquivos através de contatos nas Forças Armadas da Ucrânia, mas evitou identifica-los. A publicação descreve o que as imagens mostram.
Os vídeos são curtos e foram feitos em combate, pelos próprios soldados, com telefones celulares. As imagens são bastante explícitas e mostram alguns momentos dos “bastidores” da guerra, aquelas cenas que apenas os combatentes testemunham.
Em um dos vídeos, um soldado de aparência muito jovem, identificado como Dima Ivanov, é obrigado a dizer seu nome e o nome do comandante, que supostamente teria sido morto em combate. Outro vídeo mostra carros blindados russos destruídos.
Os dois países possuem carros de guerra de origem soviética e a Russia pintou um “Z” m seu carros, a fim de diferencia-los. Outro vídeo mostra corpos de soldados russos no chão, enquanto soldados ucranianos fazem piada.
Segundo apuração da Folha, as imagens foram registradas no entorno das cidades de Kiev e Kharkiv, respectivamente, capital e segunda maior cidade da Ucrânia. As duas cidades tem sido o principal foco de atuação do governo russo, que tem encontrado forte resistência ucraniana.
A publicação destaca ainda que não é possível saber com certeza a data em que foram gravadas, mas que provavelmente nos dias 25 e 26. Ainda sobre os vídeos, vale lembrar que existem muitos vídeos falsos, ou descontextualizados, circulando nas redes sociais. É preciso tomar cuidado.