A polícia civil enviou à imprensa o vídeo que mostra os últimos momentos de vida do congolês Moïse Kabagambe. O rapaz, que tinha apenas 24 anos, foi espancado até a morte por três homens. Kabagambe teria ido até o local cobrar uma dívida de R$200, por dois dias que teria trabalhado no quiosque.
As imagens são muito fortes e perturbadoras. Pelo menos 3 pessoas participam diretamente das agressões, enquanto outras pessoas transitam pelo local. Enquanto Moïse era espancado até a morte, o quiosque permaneceu funcionando normalmente.
O vídeo mostra primeiro Kabagambe no quiosque, enquanto parecia discutir com um homem. O homem segurava um pedaço de madeira, enquanto Moïse, em certo momento, pega uma cadeira. Depois disso, dois homens se aproximam e agridem o rapaz.
Um homem aparece e derruba Moïse, já o imobilizando com uma chave de perna. Outro homem se aproxima, com um pedaço de madeira, e parte a desferir vários golpes contra a vítima. Minutos depois, outro homem aparece nas filmagens e desfere novos golpes com o pedaço de madeira contra a vítima.
Ja imobilizado e sem demostrar qualquer tipo de reação, Moïse recebe novos quatro golpes. Com a vítima já morta, os agressores tentam reanima-lo com massagem cardíaca e esfregando gelo em seus pulsos.
Ao todo, Moïse recebeu 26 pauladas, enquanto era imobilizado com uma chave de perna e recebia tapas. Em certo momento, os agressores também amarram Moïse Kabagambe pelos pés e pelas mãos.