A noite de ontem (23) marcou a classificação do Botafogo para as oitavas de final da Copa do Brasil, em um jogo de dois confrontos. O alvinegro bateu o Vasco da Gama, por 1×0. No entanto, outro fato acabou chamando a atenção da internet.
Como tradicional já de vários times, o Botafogo realizou a transmissão do jogo em áudio, estilo rádio, pela BotafogoTV, no youtube. Estavam presentes como comentaristas Gonçalo Luiz, Lopes Maravilha e Jairzinho, ex-ídolo do clube.
O fato que revoltou boa parte dos torcedores que acompanhavam o jogo pelo canal aconteceu passado os 30 minutos do segundo tempo da partida. Em ataque do Botafogo, a auxiliar Neuza Ines Back sinalizou impedimento e interrompeu a progressão do lance.
Na cabine do Botafogo, Lopes afirmou: “essa dona Neuza ta dando dor de cabeça“. Respondendo ao colega, Jairzinho concordou e afirmou que Neuza devia “ir lavar uma roupa”. O ex-jogador ainda afirma “essa FERJ ta de brincadeira, manda ir lavar uma roupa“.
A fala do ex-jogador não pegou bem e recebeu críticas na internet. Torcedores do próprio Botafogo exigiram que o clube se retratasse pelo episódio e criticaram a fala machista em pleno 2020.
Muito triste acontecer um episódio de machismo no canal do próprio time. Sei que tá todo mundo feliz com a classifação, mas vamos tentar acabar com esse preconceito com a mulher no esporte? Vale o toque @Botafogo, não deixe isso passar!!!!
— bru (@obriensolovely) September 24, 2020
“Vai lavar uma roupa”. Frase bem comum no mundo machista que vivemos e infelizmente hoje esteve presente na Botafogo Tv. Não passou despercebido e nunca vai passar. Não passem pano para esse tipo de atitude. É SEMPRE bom falar e lembrar que LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER!
— Júlia Camacho (@JliaCamacho1) September 24, 2020
Ridículo e vergonhoso o que Gonzalo, Lopes e Jairzinho fizeram na transmissão com a Árbitra Auxiliar do jogo! Temos que acabar com esse machismo! @Botafogo não me decepciona! Se tá na Botafogo TV, representa o clube!
— João Portilho ★彡🔥⭐ (@joaoportilho) September 24, 2020
lamentável o machismo na transmissão da Botafogo TV hoje, onde o Jairzinho reclamou da bandeirinha e mandou ela “lavar roupa”. eu abomino esse tipo de atitude e como mulher me sinto extremamente na obrigação de chamar a atenção pra isso.
— tayná (@taydepoIo) September 24, 2020
Outra falha no comentário de Jairzinho foi sobre a FERJ. O jogo, apesar de um clássico do futebol carioca, não valia pela federação e sim pela competição nacional da Copa do Brasil. O Botafogo ainda não se pronunciou em relação às críticas.