Jeffery Bowen acabou ganhando status de herói depois de tomar uma decisão muito arriscada, mas heroica. O homem voltava do serviço com um amigo, quando algo chamou a atenção em um lago pelo qual sempre passava.
Bowen conta que, a princípio, pensou que se tratava de um cadáver, mas percebeu que o menino tentava se mexer. Logo, ele se dirigiu até o lago e tentou resgatar o garoto usando um pedaço de galho que havia encontrado. Depois de 15 minutos de tentativa, nada deu resultado.
Nesse momento, o homem de 40 anos tomou a arriscada decisão de entrar no lago. Além de estar escuro, porque já passava das 19h da noite, o lago também estava infestado de crocodilos. Ainda assim, Bowen não se conformava em deixar o garoto ali.
Felizmente, ele foi capaz de remover o menino da água. Mas essa havia sido apenas a primeira etapa. Bowen logo percebeu que o menino havia ingerido muita água e não estava bem. Ele então colocou o menino de lado para que ele pudesse repelir a água.
Depois, Bowen tentou conversar com o menino e se ofereceu para levá-lo em casa, mas foi nesse momento que percebeu que a criança era surda. O caso acabou atraindo curiosos e, depois de algum tempo, a mãe da criança apareceu, chamando pelo seu nome.
A mãe não aceitou convites da mídia local para falar sobre o caso. Bowen alega não ter tido mais contato com a criança depois do episódio. O caso aconteceu em Bridgeport, Connecticut, Estados Unidos.