O trabalho de coerção ao crime é feito em diversas etapas sendo a prisão a última delas. Antes de um criminoso ser preso, ele precisa ser investigado, detido e condenado pela Justiça.
Em meio a esse processo, algumas pessoas conseguem escapar e nesse caso se tornam “foragidas” da Justiça. Lamentavelmente, existem casos em que os indivíduos conseguem evadir da Justiça por anos.
Ainda assim, com o trabalho de investigação e compartilhamento de dados, a polícia consegue muitas vezes recapturar essas pessoas. Foi esse o caso após a prisão de um homem condenado por tráfico no Mato Grosso.
O homem não teve o nome divulgado, mas ele era considerado foragido da polícia há seis anos. Em 2017, ele foi apontado como suspeito de pilotar um avião com 300 kg de droga.
O avião havia partido da Bolívia e tinha como destino o Brasil. O caso foi descoberto em 2017, quando o avião foi interceptado pela Força Aérea Brasileira em Santo Antônio do Leverger, Mato Grosso.
Naquela ocasiao, os dois ocupantes da aeronave conseguiram fugir antes de serem capturados. Desde então, um deles, apontado como piloto da aeronave, vinha sendo procurado pela polícia.
A prisao aconteceu após uma abordagem policial em Barra do Garças. Durante a abordagem, os policiais pesquisaram o nome do homem no Conselho Nacional de Justiça e encontraram mandados de prisão.
O suspeito, segundo a polícia, é investigado por crimes de tráfico de drogas em vários estados brasileiros. Segundo as investigações, ele usava aviões em nomes de terceiros para o crime.