Um homem foi preso, após uma investigação de um ano, acusado de ensinar criminosos a pilotarem drones. O homem foi preso com base na legislação que torna crime a associação criminosa. Os “alunos” usavam os drones para jogar objetos para dentro de presídios.
De acordo com o delegado Mario Souza, que comanda as investigações, o suspeito acabou se tornando uma espécie de “referência” na área. O homem era associado a criminosos envolvidos com o tráfico de drogas.
“Era o ‘professor’ de criminosos para utilizar drones. Além de ter realizado algo incomum que era dar as instruções para facções diferentes“, afirmou o delegado. O homem acabou chamando a atenção.
Ainda de acordo com informações da polícia civil, o homem ensinava o manuseio dos aeromodelos e os criminosos usavam os drones para abastecer presídios com itens ilícitos. Ainda segundo informações, apuradas pelo UOL, foi exatamente o conhecimento técnico do homem que chamou a atenção.
Além de possuir conhecimento na área, ele se destacava por ter aceitado trabalhar com criminosos, inclusive de facções diferentes. Além do manuseio dos aparelhos, o suspeito também é acusado de ensinar a montagem dos drones para criminosos.
https://twitter.com/policiacivilrs/status/1406232898856968194
A investigação da organização criminosa foi comandada pelo delegado Guilherme Dill, que divulgou a prisão em suas redes sociais. Conforme informado pela polícia, os criminosos entregavam drogas, aparelhos telefonicos e até armas com o uso dos drones. Na casa do homem, foram encontrados materiais para o trabalho.