Aos 52 anos de idade, um garimpeiro ficou milionário depois de encontrar duas pedras preciosas na Tanzânia. As pedras são consideradas as maiores já encontradas na África Oriental, uma com 9,27 kg e outra com 5,1 kg. Até essa descoberta, a maior rocha encontrada pesava 3,5 kg.
O material precioso se chama Tanzatina e seu valor em dinheiro é surreal.
Saniniu Laizer, o garimpeiro, é esposo de 4 mulheres e, no total, tem mais de 30 filhos. Ontem, quarta-feira (24), o recém milionário recebeu um cheque de 7,74 bilhões de xelins tanzanianos, isto é, US$ 3,4 milhões de dólares, ou R$ 18 milhões de reais.
Laizer já tem planos para seu cheque, sua primeira iniciativa será investir na comunidade onde mora, no distrito de Simanjiro, em Manyara.
Iniciar a construção de um Shopping e uma escola é os primeiros passos de Laizer. “Há muitas pessoas pobres por aqui que não podem dar ao luxo de levar seus filhos para a escola”.
O garimpeiro não teve a oportunidade de frequentar uma escola e conta que deseja que seus filhos administrem os novos negócios da família.
A pedra tanzanita tem variações de cores desde azul, roxa, verde e vermelha, conforme dados da BBC.
Quanto mais fina a clareza ou a cor da pedra, mais seu valor aumenta.
O governo do país organizou um evento e o transmitiu ao vivo, para realizar a venda da pedra que Laizer encontrou em Mirerani.
Mirerani é uma área de mineração muito rica, portanto, é cercada de seguranças que evitam que ocorra tráfico de pedras preciosas.
Laizer então recebeu o cheque no valor bilionário do Banco da Tânzania e sua sorte viralizou na internet.
Até mesmo o presidente John Magufuli ligou diretamente para Laizer e o parabenizou durante a transmissão ao vivo.
Que sorte hein? Em meio a tantos problemas no mundo, este homem descobriu um tesouro e ficou milionário.