Um homem de 29 anos acabou condenado pela Justiça de São Paulo depois de ser denunciado pela própria mãe. Em outubro deste ano, o homem saiu de casa sem fazer uso da máscara de proteção, mesmo tendo recebido diagnóstico de covid-19.
O caso aconteceu em Itabera, no interior do Estado. O homem foi denunciado pela própria mãe, que não concordava com a atitude irresponsável do filho. A mãe procurou fiscais da prefeitura que, por sua vez, registraram uma ocorrência junto a polícia.
As informações da mãe foram confirmadas pelo marido, que é padrasto do homem. O caso foi parar na Justiça e o homem acabou condenado. Na audiência, sua defesa ainda tentou alegar que ele não contaminou ninguém, mas não adiantou.
Segundo a defesa do homem, ele teria saído sozinho de casa e permanecido cerca de 1 hora na rua, sem se aproximar de ninguém e que, portanto, não teria contaminado ninguém. Além disso, a defesa alegou que o homem não foi adequadamente orientado pelos médicos.
Em sua decisão, a juíza Caroline Costa de Camargo rejeitou a argumentação da defesa e escreveu:
Em meio a uma pandemia que solapou mais de 600 mil vidas no Brasil, além de descumprir a quarentena, ele o fez da maneira mais propícia a disseminar o vírus, saindo de sua residência sem sequer utilizar máscara
O homem pode recorrer da decisão, após ser condenado a 3 meses e 15 dias de detenção; sua pena foi substituída pelo pagamento de uma prestação no valor do salário mínimo.