Em 2017, o brasileiro não tirava uma frase da boca: “vai mexe o bum bum tam tam”. Os anos se passaram e agora o Instituto Butantan é quem não sai da mente da maioria dos brasileiros. O meme estava pronto, alguém só precisava se lembrar.
Mas como a única indústria brasileira que não morre nunca é a dos memes, era só uma questão de tempo. Nas últimas horas, a internet brasileira não soube falar de outra coisa além da “fancam da CoronaVac”, a vacina chinesa desenvolvida no Brasil pelo Instituto Butantan.
https://twitter.com/starkstille/status/1347570777433001984
a fancam da vacina ao som de bum bum tam tam AAAAKAKKAJAKAJAK TUDO pic.twitter.com/HI2wuBr045
— fê ✦ (@deckerjdoe) January 7, 2021
A brincadeira com o trocadilho foi tão grande, que até mesmo o Instagram de um tradicional Cemitério Parque do Piauí participou.
Ver essa foto no Instagram
O próprio cantor e produtor da música, MC Fioti, acabou gravando uma nova versão da música, entrando para a brincadeira. Fioti aprovou o uso da música em memes e fez uma nova letra, para falar sobre o momento atual de pandemia.
LANÇADA EM 2017
A música original foi lançada em 2017 e se tornou um dos clipes mais vistos no Youtube, superando até mesmo produções internacionais. A canção também foi regravada, com participação de grandes artistas internacionais, como J Balvin.
A canção usa sample de Johann Sebastian Bach, flautista do século 17. Um dos traços que mais chama a atenção na música, que é a flauta, foi exatamente extraída de uma das sinfonias de Bach. O encaixe da flauta com a batida caiu no gosto do público.