O cantor Wesley Safadão precisou se afastar dos palcos após enfrentar problemas de saúde. O famoso estava sentindo dormência em suas pernas e dores nas costas, e ao realizar alguns exames, descobriu que iria ser necessário a realização de uma cirurgia de emergência para retirar uma hérnia de disco. Diante disso, a cirurgia foi feita nesta última quinta-feira, dia 7 de julho.
Francisco Sampaio, que é o neurocirurgião responsável por cuidar da saúde de Wesley, explicou que o quadro piorou bastante, ele estava sentindo dores nas partes íntimas e dormência nas nádegas, que são sintomas de danos neurológicos.
Diante disso, qual seria a relação entre a hérnia do cantor e os danos neurológicos. De acordo com Feres Chaddad, professor de neurocirurgia da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), tudo estaria interligado.
Ele explicou que no canal vertebral tem medula e nervos, sendo os responsáveis por levar e trazer informações. Além disso, uma boa parte das pessoas conta com 7 vértebras, 12 torácicas, 5 lombares, uma peça coccígea e uma sacral.
“Dessa maneira, se o disco ficar doente, pode comprimir a medula ou os nervos que passam ou saem do canal medular levando a doenças neurológicas”, explicou ele diante do assunto.
Além disso, Feres contou que o desgaste pode vir devido ao desgaste com o crescimento.
Ainda foi dito que as consequências, quando a doença não é tratada, são graves, como um déficit motor.
Como é realizado o tratamento?
O tratamento, em casos mais graves como o de Wesley, é através de cirurgia. Na grande maioria dos casos, a hérnia tem evolução natural benigna.