Você provavelmente já ouviu falar sobre a doença que acomete o fígado, conhecida como hepatite. Mas o que talvez você não saiba é que existem vários tipos de hepatite e entre elas as virais.
A hepatite tem como principal característica uma inflamação no fígado, que pode ser causada por vírus, uso excessivo de álcool e de medicamentos. É preciso ressaltar que toda a forma de hepatite quando não tratada da maneira correta pode levar à morte.
Segundo as informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos cerca de 300 milhões de pessoas são diagnosticadas com a hepatite viral.
David Urbaez, médico infectologista, afirmou que no caso dos vírus que causam a hepatite tem como principal alvo o fígado, e que possuem características e mecanismos diferentes de transmissão.
Hepatites virais
As hepatites A e E são virais e estão ligadas a precariedade de saneamento básico. A contaminação pode acontecer pelo consumo de água ou comida que foram contaminados com as fezes de uma pessoa doente.
A hepatite B é extremamente infecciosa e pode ser transmitida através do sangue e de secreções de pessoas contaminadas.
O vírus que causa a hepatite C é transmitido através da transfusão de sangue, e compartilhamento de seringas pelos usuários de drogas e inaláveis. A hepatite C se torna crônica em 85% dos casos.
“As hepatites B e C também possuem uma fase aguda, mas podem se instalar no fígado e levar a casos crônicos com lesão moderada e progressiva ao longo dos anos”, explica o infectologista David Urbaez.
Hepatite misteriosa
Nos últimos meses o mundo vem assistindo o aumento de números de casos de hepatite de causa misteriosa. A doença vem atingindo crianças e adolescentes saudáveis. No Brasil existem casos suspeitos sob investigação.
A hepatite misteriosa tem evolução rápida e grave, e em alguns casos o transplante é a única maneira de manter o paciente vivo. Contudo, nestes casos não foi detectado uma infecção por vírus.