A hepatite misteriosa que está afetando diversas crianças ao redor do mundo é algo que preocupa os especialistas. Diante disso, o médico Drauzio Varella listou alguns dos principais sintomas da doença. Se a criança apresentar um ou mais deles, o essencial é que seja levada ao médico.
“Os pais devem ficar atentos aos seguintes sintomas: vômitos e diarreia por vários dias, pele e olhos amarelados. Urina escura, fezes esbranquiçadas, sangramento ao escovar os dentes e irritabilidade”, esclareceu Drauzio, sobre os principais sintomas que os pais devem ficar atentos em seus filhos.
Foi exibida uma reportagem no Fantástico sobre o assunto. Na ocasião, os pais de uma garota atingida pela hepatite misteriosa, identificada como Lívia, falaram que sequer conseguiram processar tudo o que aconteceu, e a menina passou por um transplante de fígado há mais de 4 meses.
No Brasil, é indicado que existem ao menos 64 casos suspeitos de hepatite em crianças. No mundo inteiro, estão registrados cerca de 614 casos. Destes, 14 acabaram resultando em morte.
A hepatite misteriosa que está afetando crianças não conta com nenhuma relação entre os vírus já conhecidos da hepatite (A, B, C, D e E). Além disso, os especialistas apontam que a nova doença pode ter uma relação com a COVID-19 que gerou uma pandemia mundial.
Parece que a hepatite misteriosa afeta mais crianças que possuem o sistema imunológico comprometido de alguma forma.