Nesta quarta-feira (7), o vice-presidente e senador eleito Hamilton Mourão (Republicanos), concedeu uma entrevista para a CNN, onde afirmou que é a favor do cumprimento do rito da passagem de faixa na cerimônia de posse do presidente eleito.
Tradicionalmente o presidente em exercício passa a faixa presidencial em uma cerimônia em Brasília que conta com convidados especiais, chefes de estados, entre outros.
Entretanto, o presidente em exercício Jair Bolsonaro (PL), vem se recusando a cumprir o protocolo e já avisou que não comparecerá a cerimônia e que não pretende passar a faixa presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva.
Mourão revelou que como vice-presidente não pretende ser o responsável pela passagem da faixa e afirmou que Jair Bolsonaro deveria cumprir o rito e dar um recado no ouvido de Lula deixando claro que vai fazer uma oposição forte ao governo do petista e ficar de olho em tudo que ele faz.
“Então, que o presidente, em um gesto altivo e desafiador, entregue a faixa ao novo presidente, o Lula, e diga no ouvidinho dele: ‘Fica atento que eu vou estar olhando tudo aquilo que você está fazendo’”, disse Mourão.
Vale ressaltar que a relação de Hamilton Mourão com Jair Bolsonaro é quase inexistente. O vice-presidente foi diversas vezes constrangido por Bolsonaro que sempre fez questão de dizer que ele é o presidente e que, portanto, ele é quem manda.
O impasse sobre a presença de Bolsonaro na cerimônia de posse de Lula continua e o presidente em exercício tem até o dia 31 de dezembro para decidir se vai ou não passar a faixa.