O Brasil está em meio a uma crise hídrica que não se era vista há muitos anos. O governo está tomando medidas drásticas com o intuito de frear o consumo nos lares brasileiros, dentre eles o “apagão” que vem sendo cogitado.
Por conta da escassez das chuvas a energia elétrica distribuída precisa vir de outras fontes, como as eólicas e as termoelétricas, que são mais caras e quem paga a conta é o consumidor final. A partir desta quarta-feira (1) haverá aumento considerável no valor da tarifa.
Dentro de casa há alguns vilões que gastam mais energia elétrica e é fundamental que você os combata para que no final do mês você não tenha nenhuma surpresa nos números. Muitos desses produtos são de uso diário, mas é possível aprender alguns macetes que ajudam a reduzir os custos.
Os vilões da conta de energia são os aparelhos eletrônicos que usam a energia para gerar calor, como por exemplo o chuveiro elétrico, o aquecedor de ambiente, a secadora de roupas e o ferro de passar. Geladeira, freezer, micro-ondas e lavadora de roupas também estão entre os aparelhos que mais gastam energia.
Você precisa escolher aparelhos eficientes, evitar banhos longos, evitar carregar o celular, aproveitar mais a luz natural, evitar os modos de stand-by, usar lâmpadas de LED, usar a função timer da televisão, geladeiras eficientes, passar roupas um dia só na semana e verificar a fiação.