A guerra imposta pela Rússia contra a Ucrânia pode acabar causando um conflito inédito no espaço, isso porque após as sanções impetradas pelos Estados Unidos contra o país comandado por Vladimir Putin, o chefe da agência espacial russa ameaçou abandonar o astronauta norte-americano Mark Vende Hei, na estação espacial.
De acordo com as informações dadas pelo canal de TV americano ABC, o responsável pelo programa espacial russo, Dmitry Rogozin, afirmou que em virtude das sanções impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que no fim do último mês de fevereiro afirmou que iria barrar a exportação de produtos e matéria prima de alta tecnologia para a Rússia, o astronauta Mark Vande, pode ser deixado para trás para morrer no espaço.
A negativa de exportar itens de alta tecnologia para o país do Leste Europeu, prejudica diretamente o programa espacial russo, o que estaria causando uma grande polêmica entre os dois países.
Mark Vande está a 355 dias a bordo da Estação Espacial Internacional e seu retorno está previsto para acontecer no fim do mês de março em uma nave russa, junto com dois cosmonautas da Rússia.
Em diversos posts no Twitter, Rogozin publicou um vídeo em que afirma que pode deixar Vande Hei no espaço e desconectar o segmento russo da Estação Espacial Internacional, que é mantida em conjunto com a participação dos EUA, Rússia, Japão, Europa e Canadá.
Enquanto isso, a invasão russa segue deixando um rastro de destruição e acumulando mortos na Ucrânia.