Você deve estar familiarizado com o conceito de economia global e o que isso significa. A Guerra na Ucrânia é um exemplo perfeito de como esse mecanismo opera. Praticamente nenhum país no mundo é autossuficiente em insumos, produtos e serviços – o que significa que cada país compra aquilo que lhe “falta” e vende aquilo que lhe “sobra”.
Dentro deste contexto, mesmo com milhares de quilômetros de distância, o conflito na Ucrânia pode trazer consequências práticas na vida dos brasileiros, em especial no petróleo e no pãozinho, e outros derivados de trigo.
No caso do pão, o Brasil pode se prejudicar porque Ucrânia e Rússia são, ambos, dois dos maiores produtores de trigo e milho do mundo. O Brasil não compra diretamente dos países europeus, optando por negociar com EUA e Argentina, no entanto, isso não importa.
A escassez do produto russo e ucraniano, por conta da guerra, vai fazer com que outros produtores tenham a oportunidade de elevar seus preços, levando em conta a lei de oferta e demanda. Isso, na prática, vai encarecer produtos como pão, macarrão, biscoitos, flocão, canjica, fubá, etc.
Quanto ao petróleo, o mecanismo é muito parecido com o narrado anteriormente. A Rússia é uma das maiores produtoras de petróleo no mundo, mas está sofrendo sanções de todos os lados. Como resultado, o preço do petróleo vai subir.
No Brasil, o aumento deverá ser sentido na bomba dos postos de gasolina.