Este caso serve de alerta para os pais e cuidadores de crianças. Os pequenos são curiosos por natureza e estão sempre se aventurando e testando os seus limites.
Não é incomum ver crianças colocando os mais diversos objetos na boca o que pode provocar acidentes graves. Neste caso um garotinho de 2 anos precisou ser levado às pressas para uma unidade de saúde após se intoxicar ao mastigar folhas de uma planta muito popular no Brasil.
O caso aconteceu na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, localizada no interior do Espírito Santo, o menino ingeriu folhas da planta conhecida como ‘comigo-ninguém-pode que é altamente tóxica.
O menino deu entrada no Hospital Infantil Francisco de Assis, em estado grave na noite da última segunda-feira (18), e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O estado de saúde do menino é considerado estável, o Conselho Tutelar do município foi acionado e está acompanhando o caso junto com a família da criança.
Intoxicação de crianças é muito mais comum do que você pode imaginar, por isso é preciso redobrar a atenção e saber se a planta que você tem em casa oferece perigo para os pequenos e até mesmo para os animais de estimação.
Comigo-ninguém-pode
A “comigo-niguém-pode” que cientificamente é conhecida como (Dieffenbachia seguinte), é bastante utilizada na decoração de interiores e em jardins residenciais. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ela é uma planta venenosa e/ou tóxica e se ingerida pode causar edema das membranas mucosas impedindo a deglutição e provocando obstrução total das vias aéreas. Neste caso o atendimento especializado é considerado de urgência.