Um turista de Minas Gerais foi detido por autoridades policiais na cidade de Cabo Frio, localizada no litoral do Estado do Rio de Janeiro, por suspeitas de injúria racial cometida em face de uma criança de 10 anos. De acordo com os relatos, a menina fazia um ensaio fotográfico com o tema A Pequena Sereia, filme produzido pela Disney, quando foi atacada pelo suspeito.
“Nunca vi sereia preta, olha lá a sereia preta”, teria dito o turista, de acordo com os relatos das pessoas que estavam no local. A família da vítima, indignada, procurou ajuda da Guarda Municipal da cidade, a qual realizou a condução do criminoso à delegacia de plantão. Depois de ouvido, o homem pagou fiança de R$ 2 mil, sendo liberado.
Em nota pública, a Prefeitura de Cabo Frio repudiou o caso de racismo levado a efeito pelo marginal, afirmando que trabalha diariamente “na implementação de políticas públicas de inclusão”.
“A Prefeitura de Cabo Frio repudia qualquer tipo de discriminação, seja por raça, gênero, orientação sexual, religião, ideologia, origem étnica ou diversidade funcional”, declarou o Município em outro trecho da nota, defendendo a punição dentro da lei de quaisquer episódios de natureza discriminatória.
A Administração Municipal ressaltou, ainda, que a Coordenadora Geral de Promoção à Igualdade Racial está ciente do acontecimento, tomando todas as providências cabíveis em favor da vítima e em desfavor do criminoso, a fim de que o mesmo possa ser responsabilizado e punido na esfera criminal pelo crime cometido.