Uma nova moda entre os jovens viralizou no TikTok e pode oferecer graves riscos à saúde.
O mais novo desafio instiga os jovens a fumar cotonete e a compartilhar o ato nas redes sociais. Depois de ganhar grande repercussão em vários países da Europa, o desafio chegou ao Brasil.
Entretanto, a comunidade médica ressalta que há sérios riscos para a saúde quando os jovens consomem a fumaça proveniente da queima das hastes e do algodão que são repletos de substâncias tóxicas.
De acordo com o pneumologista Cláudio Luiz Ferraz, o plástico quando é queimado libera substâncias que são cancerígenas, o que é cientificamente comprovado.
Sendo assim a exposição por um longo prazo a estas substâncias podem causar enfermidades pulmonares que podem levar a internação e até mesmo o surgimento de câncer.
“O cotonete tem uma haste de plástico e as duas pontas de algodão. A queima desses materiais vai liberar substâncias que são tóxicas para o pulmão e para a saúde, de um modo geral”, afirma Cláudio Luiz Ferraz.
Já o algodão tem fibras orgânicas e sua fumaça pode causar inflamação e irritação. Entre os malefícios que traz para a saúde estão o estreitamento das vias aéreas, que provoca tosse, falta de ar, chiado no peito e broncoespasmos.
Jovens com histórico de asma, bronquite e rinite alérgica correm mais risco de desenvolver enfermidades.
Quem fuma cotonete também tem a possibilidade de desenvolver enfisema pulmonar, uma doença crônica e sem cura.
Especialistas alertam que além de todas as substâncias tóxicas inaladas, a ação pode provocar queimaduras nos lábios e no rosto.