O Brasil está passando por um de seus piores cenários no meio ambiente. O Pantanal e a Floresta Amazônia estão com um alto número de focos de incêndio e áreas protegidas estão sendo eliminadas com a força do fogo, matando milhares de animais ameaçados de extinção, ameaçando ainda a flora local.
As fumaças das queimadas que estão acontecendo na Amazônia e no Pantanal já se espalharam por mais de 4 mil quilômetros, cobrindo grande parte do país e atingindo outros países da América Latina.
A seguir você pode acompanhar a trajetória que a fumaça está fazendo. O Instituto Nacional de Pesquisas Especiais divulgou neste último sábado (19) uma imagem por satélite que ilustra melhor esse aterrorizante fato que assusta.
Para se ter uma ideia da gravidade da atual situação ambiental no país, a Floresta Amazônica apresentou 26.656 focos de calor que foram detectados pelo órgão neste mês de setembro. Esse número já é 34% maior do que todo o mês de setembro do ano passado.
O Pantanal tem um número triste também. O ecossistema do país já apresentou 5.815 pontos de calor até o dia 19 de setembro. O maior valor histórico para todo o mês é de 1.944 para 30 dias. Em apenas 20 dias já foram apresentados número quase 3 vezes maior.
Parte de países como o Peru, o Paraguai, a Bolívia, a Argentina e o Uruguai já estão sendo cobertos pela nuvem cinza da fumaça. Os ventos estão empurrando a poluição também para outros estados do país, como os estados do Sul e do Sudeste.