Fukushima sob alerta de tsunami; região foi devastada em 2011

Mundo acompanha atento a notícias do país.

Um alerta de tsunami deixou moradores da região de Fukushima em alerta máximo. A maioria se lembra da grande tragédia de 2011, quando milhares de pessoas morreram em decorrência do mesmo fenômeno.

O arquipélago foi atingido por terremotos que chegaram a 7,3 na escala richter. Devido a intensidade dos terremotos, o governo local emitiu alerta para tsunamis. As ondas gigantes são esperadas na costa da Ilha e moradores já foram alertados.

Moradores de Higashimatsushima, por exemplo, já foram orientados a abandonar a costa da cidade e procurar abrigo. A prefeitura oferta um sistema de abrigos para situações como essa. Pela diferença do fuso horário, o Japão já começa a entrar na madrugada do dia 17.

Segundo informações oficiais, por volta de 00h30, autoridades locais começaram a receber dezenas de ligações de emergência. Especialmente nas cidades de Miyagi e Fukushima.

O secretário geral do Japão participou de uma coletiva de imprensa de emergência e explicou o que já se sabia da situação:

Nós estamos fazendo o nosso melhor (para entender a situação). Um alerta de tsunami foi emitido de Miyagi até a administração de Fukushima por causa deste terremoto. Por favor, sejam cuidadosos e não se aproximem da costa

O terremoto causou caos desde os primeiros minutos. Mais de meio milhão de pessoas reportou a queda da energia elétrica em suas casas e um número, ainda desconhecido pelas autoridades, já começou a abandonar suas residências próximas a costa.

Escrito por

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.