A maioria das receitas de cozinha, por mais simples que sejam, dependem de alguns fatores básicos como a adição de alguma gordura. Para isso existem muitas opções, como: óleo vegetal, banha, margarina, manteiga, azeite…
Você provavelmente já leu algum artigo falando sobre o uso de cada uma dessas gorduras no processo de cozimento e fritura. Mas no final das contas, qual é a melhor opção? Qual gordura eu devo usar?
No caso do azeite, a grande vantagem dele diante de outras gorduras é a estabilidade oxidativa. Isto é, quando elevado a altas temperaturas, o azeite se mantém rico em ácido oleico. Dessa forma, ele ajuda na redução do chamado “colesterol ruim” (LDL) e não altera o “colesterol bom” (HDL).
Além disso, o azeite é rico em vitaminas e gorduras saudáveis – enquanto outras opções de gordura não tem a mesma vantagem. Ou seja, no fim das contas, o azeite acaba se sobressaindo em todos os aspectos e se torna a melhor opção.
É claro que, assim como em relação a outros alimentos, o excesso do uso pode representar problemas. Antes de mais nada, você deve sempre ter em mente que esta é uma gordura adicionada a alimentação, que deve ser consumida de forma responsável.
No entanto, por outro lado, em comparação a outras opções do mercado, o azeite se sobressai como uma opção mais saudável tanto para o preparo de alimentos ao fogo, quanto para uso em saladas.