A guerra na Ucrânia continua a se agravar enquanto tropas russas avançam pelo país. Não somente aeroportos e bases militares estão sendo atacados, como também áreas ocupadas por civis.
Em meio ao caos causado pela guerra, cidadãos ucranianos tentam deixar o país, temendo por suas vidas. Milhares de ucranianos se abrigam em metrôs no subsolo enquanto outros seguem em uma marcha desesperada para conseguir se salvar.
A Ucrânia segue atualmente em lei marcial, decretada pelo presidente Volodymyr Zelensky. A lei marcial é um artefato do estado que pode ser acionado em eventos de crise e caos generalizado, substituindo leis e autoridades civis por leis militares.
Com o decreto da lei marcial, políticos e outras figuras do poder cedem seu comando para a alta patente do exército, que passa a comandar o país de forma tática para combater o cenário de caos presente no país.
Entre as mudanças que ocorreram, foi decretado que homens com idade entre 18 e 60 anos não poderiam mais deixar a Ucrânia. Muitas famílias tentavam escapar da guerra pelas fronteiras do país e foram surpreendidas pela nova regra.
Pais se despediram de filhos, maridos se despediram de esposas e a cena se repetiu por diversas vezes nas estações de ônibus ucranianas enquanto as mulheres e crianças deixavam o país. Fotos e vídeos:
Pai se despede da filha aos prantos pra ficar e lutar pela Ucrânia. Uma das coisas mais tristes que já vi nos últimos tempos. Não consigo imaginar a dor deste homem. 😭 https://t.co/rtuskNyBer
— Rafael Almeida (@arcanjo) February 25, 2022



Na imagem acima que foi cedida pela Associated Press mostra o momento em que Vlad abraça o filho, Danya, nos braços da mãe, Tatiana, que se prepara para deixar o país.



Enquanto os civis sofrem com a guerra, novos pacotes de sanções são aprovados contra a Rússia, o país governado por Vladimir Putin não demonstra qualquer intenção de recuar e segue invadindo a Ucrânia por várias frentes.