Fortes chuvas afetaram duramente a região do Nordeste. Na região de Alagoas, já foram registradas seis mortes e mais de 60 mil pessoas que de alguma forma foram afetadas pelas chuvas. No total, são mais de 50 municípios que estão em estado de emergência e que a população precisa tomar muito cuidado.
Em Pernambuco, outras duas mortes foram confirmadas, assim subindo para oito o número de pessoas que morreram por conta das fortes chuvas. As vítimas foram identificadas como um homem de 64 anos, e uma jovem de 20 anos de idade que infelizmente não conseguiram resistir.
Apenas em Pernambuco, mais de vinte cidades decretaram estado de emergência. De acordo com o governo, são mais de mil pessoas que se encontram desabrigadas ou desalojadas. A boa notícia é que a intensidade das chuvas tem diminuído com o passar dos dias.
Outros Estados da região do Nordeste também estão tendo que enfrentar fortes chuvas, como o Rio Grande do Norte. Na capital, Natal, foi decretado estado de calamidade e há registro de famílias que estão abrigadas em uma escola municipal, pois acabaram perdendo suas casas.
A meteorologista Aparecida Fernandes chegou a explicar mais um pouco sobre o motivo das fortes chuvas na região.
“O maior indutor dessas chuvas é o oceano. Como o Oceano Atlântico ficou o tempo todo com a temperatura acima do normal, aqui na parte Equatorial, isso fez com que essas Ondas de Leste, que normalmente ocorrem nesse período, se intensificassem mais”