O Flamengo fechou contrato de empréstimo junto ao América Mineiro para trazer ao Rio de Janeiro o jovem lateral direito Samuel. O vínculo com o Mais Querido foi assinado para até o fim da temporada de 2022, incluindo uma cláusula prioritária de compra ao Rubro-Negro caso queria efetivar o atleta. Caso a exerça, o clube poderá adquirir 50% dos seus direitos econômicos.
O negócio foi visto como benéfico para todos os envolvidos, tendo em vista que no Flamengo o jogador terá condições de desenvolver o seu futebol. A expectativa é que sua formação se dê nas categorias de base do clube, que desponta no cenário do Brasil como uma das mais fortes frente aos adversários.
Samuel chega ao Sub-20 do Flamengo em momento de grande importância, tendo em vista que o atual titular da posição, Matheuzinho, está prestes a completar a idade limítrofe para atuar em jogos da categoria. Nos últimos jogos, chegou a ser relacionado pelo técnico Rogério Ceni para o elenco profissional, substituindo o chileno Isla na posição.
Durante os últimos anos, as categorias de base do Flamengo têm despontando como celeiro para a revelação de joias do futebol brasileiro. Neste cenário, muitos desses craques foram envolvidos em transações badaladas ao exterior, incluindo a Europa, além de passagens importantes pelo time profissional. A ideia é que Samuel, a depender de sua evolução, possa seguir o mesmo caminho vitorioso, rendendo bons frutos para o Mais Querido.