A fisioterapeuta Luana de Moura acabou entrando para a história do país ao ser empossada como vereadora em seu município. Luana assumiu o cargo no município de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, depois de receber 633 votos.
Luana enfrentou sua primeira eleição em 2020, se tornando a primeira suplente do PP. A jovem, de apenas 26 anos, teve a oportunidade de assumir o cargo depois que o vereador Nivaldo Langer de Moura precisou sair de licença, por questões de saúde.
Luana é engajada em causas de inclusão e reconhece que existe um longo caminho a ser traçado ainda. A fisioterapeuta falou sobre as expectativas e o que pretende fazer agora que teve a chance de assumir o cargo.
“Este era meu sonho. Sempre fui muito estimulada pelos meus pais a estudar e trabalhar, e agora quero me dedicar dentro da política com projetos ligados aos direitos dos cadeirantes, LGBTs e pessoas portadoras de síndrome de Down, entre outros”, afirma.
A jovem recebeu apoio dos pais e não nega que o percurso até aqui também foi marcado por episódios de preconceito, mas destaca o apoio recebido e fala no quanto os incentivos recebidos foram importantes.
Luana estudou em colégios regulares e sempre foi ativa nas atividades escolares, inclusive no que era oferecido como atividade extracurricular. Cursou graduação em Fisioterapia e agora sonha com uma pós-graduação. Por enquanto, vai se dividir entre a vida parlamentar e a carreira como fisioterapeuta também.