Fiocruz identifica 3 tipos do novo coronavírus que teriam entrado no Brasil pela Amazônia

Descobertas identificam que os principais tipos presentes na região vieram da Europa.

Pesquisadores de todo o país se esforçam no sentido de mapear e identificar os primeiros passos do coronavírus no Brasil, desde o começo da pandemia. Uma nova descoberta da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou pelo menos 3 tipos diferentes do novo coronavírus.

O coordenador do estudo, Felipe Naveca, deu alguns detalhes das descobertas. Ao todo, o estudo identificou três tipos do novo coronavírus no estado do Amazonas: B.1, B.1.1 e também o tipo A2. Os pesquisadores também conseguiram mapear esses tipos.

No caso dos dois primeiros tipos, B.1 e B.1.1, os países de maior circulação foram Reino Unido, Estados Unidos e Austrália. Já no caso do segundo: Reino Unido, Espanha e Austrália. A principal teoria é que a grande circulação de turistas na região tenha trazido o vírus.

Outro dado importante é a falta de informações sobre o que a variação desses tipos do vírus causa no corpo humano. Ou seja, não se sabe ainda se os tipos se comportam de forma diferente ou se estão relacionados a manifestação mais branda ou mais grave da doença.

Naveca revela ainda que embora tenha circulado principalmente na Europa e Austrália, o vírus em seus diferentes tipos surgiram primeiro na Ásia. A pesquisa agora vai no sentido de localizar a origem direta do vírus.

Ao todo, estudos conduzidos até agora identificaram 22 mutações diferentes do vírus. Isso significa que o vírus tem sofrido mutação e já não se apresenta mais exatamente como se apresentava no período em que surgiu na China pela primeira vez.

As pesquisas podem revelar não só o caminho do vírus na região até agora como também contribuir para novos protocolos de vigilância molecular. As descobertas científicas sobre o vírus fazem parte de um grande esforço global para compreender o novo coronavírus.

A longo prazo, todas as descobertas vão colaborar para a produção de novos protocolos que facilitem a reação do país em um caso semelhante no futuro.

Escrito por

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.