A notícia de que duas estudantes indianas descobriram um asteroide vindo em direção à órbita da Terra acabou tendo repercussão em todo mundo e muitas pessoas ficaram preocupadas com medo de que isso represente o fim do planeta.
As duas jovens fizeram esta descoberta após analisarem imagens obtidas por um telescópio da Universidade do Havaí.
Atualmente o asteroide encontra-se próximo a Marte, sendo que sua órbita cruzará com a da Terra, mas isto está previsto para acontecer daqui um milhão de anos, por isso ninguém precisa se preocupar, ao menos por enquanto.
O SPACE India foi quem divulgou a notícia, este é um instituto particular que ofereceu treinamento para as duas garotas de 14 anos que fizeram esta descoberta.
Vaidehi Vekariya, uma das jovens, disse que gostaria de ser astronauta e que espera poder ‘batizar o asteroide’.
Por enquanto esse asteroide está sendo chamado de HLV2514 e será batizado oficialmente somente após a Nasa, a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos, confirmar a órbita deste corpo celeste, segundo informou o porta-voz do Space India.
Radhika Lakhani, a outra jovem que descobriu o asteroide, contou que em sua casa nem tem televisão porque ela quer se dedicar totalmente aos estudos.
As duas adolescentes são da cidade de Surat, oeste da Índia e estavam participando de uma campanha em busca de asteroides quando fizeram a descoberta. Para analisar as imagens foi utilizado um software específico para análises de imagens captadas por um telescópio no Havaí.