Nesta quinta-feira, dia 23 de junho, foi confirmada a morte da atriz Geninha da Rosa Borges. Ela faleceu aos 100 anos de idade. Durante sua carreira, ela ficou conhecido por seu apelido, ‘dama do teatro pernambucano. Além de atriz, ela trabalhou como diretora no ramo do teatro e também como educadora.
Ela teve mais de 80 anos de carreira e acumulou diversos trabalhos ao longo de sua vida. Ela participou de peças, trabalhou com cinema, televisão e com o rádio.
Na emissora Globo, ela se destacou por ter participado da novela ‘Da Cor do Pecado’, que estreou em meados de 2004, além de ‘A Favorita’, em 2009. Em ‘A Favorita’, interpretou Dona Angelina, enquanto em ‘Cor do Pecado’, fez a personagem Dona Nonô.
Em relação a sua carreira no teatro, ela participou de mais de 63 peças, entre outros espetáculos que se destacaram.
O prefeito de Recife, João Campos (PSB), afirmou que foi uma grande perca para a cultura da região. Ele deixou uma nota oficial de homenagem.
“A nossa eterna ‘dama do teatro pernambucano’ deixou sua marca indelével na história de nossa cidade, no fortalecimento da cena cultural e consolidação do Teatro de Amadores de Pernambuco (TAP)”, lamentou ele, através das redes sociais.
Nas redes sociais, muitas outras pessoas lamentaram o seu falecimento.
Geninha da Rosa Borges, GRANDE! 100 anos completados dia 21 desse mês, se foi hoje. Que descanse em paz. 🙏🏿 pic.twitter.com/FPjJ1ECAZf
— Tati Regis é Lula 13🚩 (@tatiregiss) June 23, 2022
‘Descanse em paz’, desejou um internauta.
A cultura pernambucana perdeu hoje um de seus símbolos. Geninha da Rosa Borges, grande dama do nosso teatro, nos deixou nessa véspera de São João, dois dias depois de completar 100 anos. O legado de seu trabalho seguirá conosco. Meu abraço afetuoso nos parentes, amigos e fãs.
— Luciana Santos (@lucianasantos) June 23, 2022
‘O legado de seu trabalho seguirá conosco’, disse outro.