Falsa? Por que faixa usada por Lula é diferente da usada por Bolsonaro

Boato circulou exaustivamente em grupos bolsonaristas.

Durante a posse de Lula como presidente, as redes bolsonaristas se aproveitaram de um detalhe para criar uma notícia falsa que acabou sendo amplamente divulgada. Para se ter ideia do alcance da mentira, até mesmo Regina Duarte, secretária de Cultura no governo Bolsonaro e atriz, republicou a história.

Tudo começou porque a faixa presidencial usada por Lula durante a posse era diferente da usada por Bolsonaro, quatro anos antes. “Até a faixa é uma fraude ! Alexandre de Moraes entrega faixa fake para o ladrão posar de presidente! Confira a diferença na imagem“, repetiam os bolsonaristas.

No entanto, a verdade por trás da diferença entre as faixas é antiga e de conhecimento público. Quando Lula assumiu, em 2001, teve início o processo de compra de uma nova faixa presidencial. A faixa antiga, usada por Collor, remontava a Ditadura e, dentre outros motivos, passou por uma renovação.

Dilma foi a primeira a usar a faixa nova, já em 2011. No entanto, durante seu mandato, a faixa foi dada como desaparecida. Como resultado, ao ser reeleita, em 2015, Dilma usou a faixa antiga, que, mais tarde, foi usada por Temer.

No entanto, antes da posse de Bolsonaro, a faixa nova acabou sendo encontrada. Por conta disso, durante a cerimônia de 2019, Bolsonaro ostentava a faixa presidencial nova – curiosamente encomendada por Lula, em 2001.

Ao ser reeleito pela terceira vez, talvez por decisão própria, Lula usou a mesma faixa que havia usado nas posses anteriores, de 2003 e 2007. Já a faixa nova, acabou sendo usada apenas duas vezes na história, por Dilma e Bolsonaro.

Apesar de serem duas faixas, ambas são legítimas.

Escrito por

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.