Falecimento do Papa Bento XVI é confirmado e fiéis lamentam

Neste sábado, dia 31 de dezembro, foi confirmado o falecimento do Papa Emérito Bento XVI. Ele morreu aos 95 anos de idade. Há alguns anos, a sua saúde já estava debilitada.

“É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano.”, foi dito, através do canal de comunicação oficial do Vaticano.

Na última sexta-feira, dia 30 de dezembro, o Vaticano havia dito que o seu estado de saúde era grave, mas que estava estável e recebendo os devidos cuidados médicos. Após uma piora repentina, ele não conseguiu resistir.

A sua renúncia aconteceu em meados de 2013. E desde que ele anunciou que iria sair do cargo, passou a viver em um pequeno mosteiro no Vaticano. O papa Bento XVI era alemão.

Os seus oito anos no comando da Igreja Católica foram considerados bem polêmicos, apesar do próprio ato de renunciar ter sido algo muito raro entre os líderes da instituição. Seus textos teológicos seguiam uma linha conversadora na questão moral e escândalos envolvendo disputas políticas chegaram a serem expostos, além de vazamentos dos documentos do Vaticano.

No seu aniversário de 90 anos, ele chegou a dizer que enfrentou tempos complicados, mas que Deus sempre o ajudou a enfrentar e continuar com o seu caminho.

Quando Bento XVI deixou o cargo, ele declarou que o motivo era a falta de forças em sua mente e em seu corpo.

Muitos lamentaram o seu falecimento.

Escrito por

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.