Se você usa com frequência o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp já deve ter visto uma notificação sobre a atualização das políticas de privacidade da empresa. A medida é uma adaptação do aplicativo de comunicação a respeito da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Com o surgimento do comunicado, rapidamente os usuários começaram a se questionar sobre o que se tratava. Consequentemente, tais questionamentos abriram espaço para que boatos e mentiras começassem a circular. Um dos principais boatos é de que o link instalaria um vírus no aparelho.
Tal mentira está sendo divulgada através de um áudio que, de forma alarmada, avisa aos usuários que seus telefones seriam clonados ao clicar na mensagem. Muitas pessoas acabaram acreditando na história e não clicaram no aviso, resultando num problema.
O aviso de fato é oficial e parte da empresa Facebook, detentora dos direitos do WhatsApp. Ao clicar no comunicado, o internauta é encaminhado a uma página que detalha as mudanças adotadas pela empresa.
O comunicado foi colocado pelo próprio WhatsApp para alertar os usuários, mas a empresa destaca que esse é o único que foi emitido recentemente. Então, é recomendado tomar cuidado com outros links.
É importante estar atento aos arquivos que circulam e ser cuidadoso com as notícias que são compartilhadas de maneira irresponsável. Entretanto, em relação ao alerta de privacidade, as pessoas podem se tranquilizar, pois o mesmo é oficial.