Nesta quinta-feira (8), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre Moraes, teve o pedido de prisão preventiva protocolado no Superior Tribunal Militar (STM) por um ex-juiz.
Segundo as primeiras informações repassadas sobre o caso, o responsável pelo pedido de prisão preventiva de Alexandre de Moraes é o ex-juiz Wilson Issao Koressawa, ele entrou com uma representação criminal e notícia-crime, que foi protocolada por volta das 18h22 no STM.
O relator do caso será o ministro Artur Vidigal de Oliveira que ficará encarregado de analisar a demanda. Vale ressaltar que no processo há duas petições que não estão disponíveis para consultas públicas.
Quem é Wilson Issao Koressawa?
Wilson Issao Koressawa foi juiz do Tribunal de Justiça do Amapá, e hoje é promotor de Justiça aposentado no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Koressawa é conhecido pelo seu histórico como o advogado que realiza pedidos judiciais confusos pelos magistrados. Alguns dos pedidos de Koressawa são considerados completamente descabidos, embasados em teorias conspiratórias e em fake news.
Koressawa foi morar na capital federal no ano de 1996, quando foi nomeado para ocupar o cargo de promotor de Justiça, o ex-magistrado se aposentou no ano de 2011 e deixou de atuar no MPDFT por motivo de invalidez permanente.
Hoje atua como advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB -DF).
O ministro Alexandre de Moraes não se pronunciou sobre o assunto, não há informação se ele recebeu citação sobre o caso.